• Rede Colaborativa para o Diagnóstico de Encefalomielites Virais Equinas

    Rede Colaborativa para o Diagnóstico de Encefalomielites Virais Equinas

    Chamada aos Laboratórios interessados em realizar diagnóstico de encefalomielites virais equinas

    Historicamente, as meningoencefalites virais equinas tem recebido pouca atenção por parte do serviço oficial, presumivelmente pela priorização de outros problemas sanitários mais prementes e relevantes.

    No entanto, a prática clínica tem demonstrado que doenças neurológicas, compatíveis com essas afecções, são frequentes e possuem grande impacto na equideocultura. Essa situação agravou-se nos últimos anos, com a introdução no Brasil de novos agentes, como o vírus do Nilo Ocidental (VNO), com potencial impacto também em saúde pública, pois trata-se de uma zoonose.

    Assim, atendendo uma demanda de setores organizados da equideocultura, estamos propondo uma mobilização de técnicos e pesquisadores envolvidos em sanidade animal, no sentido de organizarmos uma rede informal de laboratórios aptos ao diagnóstico dessas doenças, como forma de suporte e complementação ao serviço oficial.

    Num primeiro momento tentaremos identificar e mapear laboratórios interessados e com estrutura e pessoal para oferecer tais diagnósticos, afim de, subsequentemente, tratarmos da padronização de protocolos e organização da logística de envio de material.

     

    Aos potenciais interessados, favor entrar em contato com:
    Prof. Dr. Eduardo Furtado Flores do Setor de Virologia/UFSM
    Endereço eletrônico: eduardofurtadoflores@gmail.com

     

    Apoio: Abraveq e SBV
    Deixe seu comentário →

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.