• NOTA DE REPÚDIO

    NOTA DE REPÚDIO

    NOTA DE REPÚDIO ÀS POLÍTICAS FEDERAIS DE CORTES ORÇAMENTÁRIOS NA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO BRASILEIRAS

     

    Belo Horizonte, 11 de outubro de 2021

     

    A SOCIEDADE BRASILEIRA DE VIROLOGIASBV – vem através deste documento manifestar sua perplexidade diante da notícia dos cortes orçamentários promovidos pelo governo Federal junto à Pasta da Ciência e Tecnologia Brasileiras, assim como se posicionar frontalmente contra esta ação injustificável, tacanha e irresponsável. Mais do que nunca, o momento atual escancarou para toda o planeta a importância indiscutível da ciência e da tecnologia para o bem comum, para o avanço da sociedade, e para a proteção da humanidade contra desafios imprevisíveis como o surgimento de uma pandemia. É absolutamente estarrecedor que o governo Brasileiro, na contramão de uma estabelecida lógica e compreensão Global, age de forma a extinguir a ciência Brasileira, o que se levado à cabo colocará o Brasil numa posição de absoluta vulnerabilidade, condenando o país a uma posição de insuficiência tecnológica permanente e afetando sua soberania em todas as áreas dependentes de ciência e inovação tecnológica.

     

    As verbas destinadas à ciência são de fundamental importância tanto para o financiamento de projetos como para a formação de novos pesquisadores, que serão os responsáveis pelo desenvolvimento presente e futuro do país. Isso vale para todas as áreas do conhecimento. No contexto da virologia, ter pesquisadores qualificados e instituições com infraestrutura capacitada é fundamental para responder prontamente ao surgimento de novas epidemias e pandemias. A epidemia do vírus Zika e a atual pandemia da COVID19 são apenas dois exemplos recentes da capacidade de pronta resposta de pesquisadores brasileiros que se mobilizaram, trabalharam juntos. Num primeiro momento, utilizaram estrutura e recursos humanos dos laboratórios para atender a alta demanda por diagnósticos, auxiliando à rede pública. Na sequência projetos de pesquisa trouxeram importantes respostas as mais diversas perguntas, e assim continuam fazendo. Isso só foi possível devido a décadas de investimento em conhecimento, estrutura e formação.

     

    A resposta da ciência Brasileira à pandemia da COVID19 só não foi mais rápida e eficaz porque a ciência já vinha sendo tratada com desfaçatez pelo governo. E quando esperávamos que o erro do não-investimento em ciência tivesse ficado absolutamente claro e escancarado, e esperávamos uma mudança de atitude, somos surpreendidos pelo anúncio dos novos estrangulamentos orçamentários, numa ação  chocante e inexplicável por parte de nossos gestores. O corte de 92% da verba do Ministério da Ciência e Tecnologia, causará uma paralização do investimento em Ciência nacional. Na prática isso significa sucateamento da estrutura existente, interrupção de formação de novos pesquisadores e impossibilidade de iniciar ou conduzir projetos estratégicos. No contexto da virologia nacional, essa ação vil e irresponsável certamente impactará diretamente a nossa capacidade de resposta às próximas epidemias e pandemias pois, não se enganem, a pergunta não é se teremos uma nova epidemia ou pandemia, mas quando.

     

    SOCIEDADE BRASILEIRA DE VIROLOGIA

    Diretoria – Biênio 2021/2022

     

     

    Deixe seu comentário →

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.