• 2021

    2021

    A Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) saúda sua nova diretoria (biênio 2021-2022)

     

    O Presidente eleito, Dr. Flávio da Fonseca (UFMG), e os demais membros da nova diretoria enfatizaram que a prioridade é atrair mais associados para a SBV

     

    Texto: Jônatas Abrahão e Luciana Arruda (Secretários da SBV – Biênio 2019-2020) – 31 de dezembro de 2020

     

     

    A Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) elegeu sua nova diretoria para o biênio 2021-2022. As eleições aconteceram durante o Congresso Brasileiro de Virologia, em sua primeira versão online, no final de novembro de 2020 (https://www.cbv2020.com.br). Em meio a maior crise sanitária deste século, a SBV mostrou sua força neste evento, que contou com quase 1000 inscritos.

     

    Com muito entusiasmo, os associados votantes elegeram sua nova Diretoria, composta por jovens e relevantes talentos da virologia brasileira, oriundos de diferentes instituições e subáreas da virologia. O Presidente eleito, Dr. Flávio da Fonseca (UFMG) e os demais membros da nova diretoria enfatizaram que uma das prioridades é atrair mais associados para a SBV.

     

    Os colegas da nova Diretoria da SBV nos contaram um pouco mais sobre quem são, suas carreiras, seus hobbies e paixões.

     

     

    Presidente: Dr. Flávio Guimarães da Fonseca, UFMG

     

     

    Biólogo pela UFMG e ornitologista de paixão original, descobriu o mundo dos vírus pelas mãos sempre atenciosas e competentes de sua ex-orientadora de IC, mestrado e Doutorado: Profa. Erna Kroon. Enquanto guardava a ornitologia na gaveta dos “hobbies”, assumiu uma relação apaixonada, intensa e perene com a Virologia. Os poxvirus, estes “bichos” maravilhosos, eram seu foco! E foi depois de passar uns tempos trabalhando com Dr. Bernard Moss, no NIH, EUA, que passou a se interessar pela vacinologia, trabalhando principalmente com vetores virais recombinantes e depois com toda sorte de estratégias e materiais pouco-ortodoxos para o desenvolvimento de vacinas tecnificadas. Além da SBV, dedica seu tempo profissional ao Programa de PG em Microbiologia da UFMG, às suas aulas, e a diversas comissões de enfrentamento à COVID19 da Universidade. Em casa, adora um futebol na TV, construir modelos de aviões da segunda guerra mundial e, principalmente, seus dois filhos –  a quem devota amor e cuidados irrestritos!

     

     

     

     

     

     

     

    Vice-Presidente: Dr. João Pessoa Araújo Junior, Unesp

     

     

     

    Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal – UNESP (1992), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1994), doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1998) e Livre Docente em Microbiologia pala Universidade Estadual Paulista (2006). Atualmente é professor adjunto do Depto de Microbiologia e Imunologia, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Também é responsável pelo laboratório de virologia e diagnóstico molecular. Tem experiência na área de Virologia Animal, com ênfase em técnicas de diagnóstico de Doenças Infecciosas de Animais. Paizão de dois filhos. Adora compartilhar uma boa cerveja com a família e amigos.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Primeira Tesoureira: Dra. Maria Isabel Coelho Maldonado Guedes, UFMG

     

     

    Belo-horizontina, veterinária com graduação e mestrado pela Escola de Veterinária da UFMG, doutorado pela University of Minnesota, EUA, e pós-doutorado pela UFMG e pela Danish Technical University. Atualmente é professora do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da UFMG, ministrando aulas na graduação e na pós- graduação, e é orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária da UFMG (Conceito 7 – CAPES). É apaixonada pela virologia, sendo uma das coordenadoras do Laboratório de Pesquisa em Virologia Animal (LPVA). Suas linhas de pesquisa são na área de virologia aplicada, com projetos nas áreas de patogenia, imunologia, diagnóstico e vacinologia de doenças virais de animais. Além do trabalho de professora e pesquisadora, adora ler, assistir filmes e séries, praticar esportes, e curtir bons momentos com a família e os amigos, acompanhados de comes e bebes.

     

     

     

     

     

     

     

    Segunda Tesoureira: Dra. Maite Vaslin, UFRJ

     

     

    Profa Maite Vaslin, carioca, cursou Ciências Biológicas no I. Biologia da UFRJ aonde também fez mestrado e doutorado pela Pós-graduação em Genética. Apaixonou-se pela virologia durante o doutorado ao estudar mecanismos capazes de tornar as plantas resistentes a vírus por transgenia. Por amor aos vírus fez concurso para docente do Departamento de Virologia do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, também da UFRJ, aonde leciona há 20 anos. Única virologista de plantas da UFRJ, coordena o laboratório de Virologia Molecular de Vegetal aonde estuda a doença viral mais relevante da cultura do algodoeiro no pais, a Cotton blue disease, tanto identificando novas estirpes virais como usando micro e sRNAs e transcriptoma para desvendar mecanismos envolvidos na interação vírus-planta. Dentre suas linhas de estudo, vem crescendo a que investiga o uso de moléculas fúngicas na mitigação de perdas agrícolas associadas à viroses em plantas. Atua nos programas de pós-graduação em Microbiologia e Imunologia e Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos da UFRJ e em 2020 iniciou projeto de produção de antígenos e VLPs de SARS-CoV-2 em plantas, como uma forma mais barata e muito segura de produzir proteínas heterólogas.

    Tem paixão por estar com os amigos, com seus amores marido e filha e os dois membros caninos da família, Lion e Tequila. Otimista por vocação, agradece todos os dias ter esta profissão que tanto ama e estar sempre sendo instigada e estimulada pelos alunos que logo se tornam amigos e colegas.

     

     

    Primeira Secretária: Dra. Helena Lage Ferreira, USP

     

     

    Médica Veterinária pela UNESP (2003), doutora pela UNICAMP (2007). Realizou pós-doutorado na Bélgica (antigo Veterinary Agrochemical Research Centre, VAR) em 2007-2008 e trabalhou como pesquisadora Assistente no mesmo instituto de 2008 a 2011. Trabalha desde 2011 na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA-USP), onde é atualmente Professora Associada. De 2017 a 2019, foi pesquisadora visitante nos Estados Unidos (Southeast Poultry Research Laboratory- SEPRL-ARS – do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Realiza pesquisas relacionadas à virologia veterinária com enfoque em zoonoses. É mineira, mãe de dois meninos e adora viajar, mas agora com a pandemia está difícil.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Segundo Secretário: Dr. José Luiz Proença Módena, UNICAMP

     

     

    Ribeirão pretano, biólogo, cria da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCLRP), palmeirense e NERD assumido, é obcecado pelos vírus, em grande parte devido aos seus grandes mentores: Prof. Eurico Arruda da FMRP-USP em Ribeirão Preto e Prof. Michael Diamond da WU em St. Louis. Atualmente é bolsista produtividade PQ-2 pelo CNPq, um dos coordenadores do Programa FAPESP de Pesquisa sobre o vírus Zika e comanda o Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (LEVE) no Instituto de Biologia da UNICAMP, onde tem a oportunidade de fazer o que gosta e aprender diariamente com a mente inquieta dos seus maravilhosos estudantes. Nesse local se dedica a estudar como vírus transmitidos por artrópodes e vírus respiratórios emergentes causam doenças, incluindo os vírus oropouche (OROV), Zika (ZIKV), Chikungunya (CHIKV), Bocavírus (HBoV) e o novo coronavírus (SARS-COV-2). Consequentemente, foi peça importante na fundação e na realização dos trabalhos da Rede Zika-Unicamp e da Força Tarefa da Unicamp contra a COVID-19. Além do trabalho, é um apaixonado pelos amigos, por histórias fantásticas e pela sua família, em especial sua esposa e sua filhotina linda, que recebe o papai todos os dias com um abraço e um sorriso gostoso n

     

    Deixe seu comentário →

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.