A Sociedade Brasileira de Virologia tem a satisfação de convidá-los a participar do XXIII Congresso Brasileiro de Virologia & VII Encontro de Virologia do Mercosul (XXIII CBV) a ser realizado na cidade de Foz do Iguaçu, PR, no período de 30 de setembro a 03 de outubro de 2012 no Rafain Palace Hotel e Convention Center.

Foz do Iguaçu está localizada no estado do Paraná, numa região trinacional: Brasil – Paraguai - Argentina. É o segundo destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul. Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, considerada recentemente uma das 7 Maravilhas da Natureza, e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em geração de energia. Integra uma área urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no Paraguai e Puerto Iguazú, na Argentina. 

Foz do Iguaçu, com toda a sua diversidade de atrativos, representa um dos mais belos destinos turísticos do mundo. Possui riquezas naturais incomparáveis, como o Parque Nacional do Iguaçu, tombado como Patrimônio Natural da Humanidade e onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu. Além das Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu dispõe de trilhas interpretativas e atividades de ecoaventura: rafting, rapel, escalada em rocha, arborismo, passeios de barco em meio às quedas e visitação ao Parque das aves. Outras atrações turísticas são: o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista e a Iluminação da Barragem na hidrelétrica de Itaipu. A cidade dispõe ainda de atrativos religiosos, como a Igreja Matriz, o Templo Budista e a Mesquita Muçulmana. No aspecto arquitetônico, destacam-se ainda as Pontes Internacionais da Amizade (divisa com o Paraguai) e Tancredo Neves (divisa com a Argentina). A oportunidade de visitas turísticas ao Paraguai e a Argentina é outro forte atrativo da região. Além de todas essas alternativas, a cidade possui um amplo parque hoteleiro, sistema de transportes, gastronomia e serviços de apoio. 

No XXXII CBV, como habitual em nossos encontros, a programação científica será de elevado nível científico, com palestrantes de destaque, tanto no cenário nacional quanto internacional. Da mesma forma, os pesquisadores mais jovens serão estimulados a apresentar seus estudos em mesas redondas, apresentações orais e pôsteres, focalizando os progressos em nossa área de estudo. Além disso, a SBV concederá o prêmio Hélio Gelli Pereira, editado anualmente, aos melhores trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Esperamos que o XXIII CBV seja um encontro marcante para todos, onde o companheirismo, a confraternização e as trocas de experiências e idéias sejam tão estimulantes quanto o local escolhido para a realização do evento.

Contamos com a presença de todos em Foz do Iguaçu!

Amauri Alfieri
Presidente do XXIII CBV