A Sociedade Brasileira de Virologia tem a satisfação de convidá-los a participar do XXI Encontro Nacional de Virologia (XXI ENV) a ser realizado na cidade de Gramado, RS, no período de 17 a 20 de Outubro de 2010.

Gramado está localizada na região serrana do Rio Grande do Sul e é um dos locais turísticos mais visitados do País por turistas brasileiros e estrangeiros. Apresenta um clima bastante agradável, onde o frio e as eventuais nevascas recebem especial atenção pelo contraste com outras regiões do Brasil. Construída com inspiração arquitetônica no estilo Alpino europeu e temperada com traços da cultura gaúcha, a cidade possui atrações diversas que, além de um cenário montanhoso naturalmente deslumbrante, estendem-se a delícias gastronômicas que incluem desde os chocolates artesanais até os "fondues", que passaram a constituir-se em referências da região. Além disso, os visitantes poderão realizar passeios belíssimos pela serra gaúcha, onde poderão conhecer um pouco da cultura herdada dos imigrantes que povoaram a região, assim como visitar o Vale dos Vinhedos e suas vinícolas, onde são produzidos vinhos e espumantes para todos os paladares.

No XXI ENV, como habitual em nossos encontros, a programação científica será de elevado nível científico, com palestrantes de destaque, tanto nos cenários nacional como internacional. Da mesma forma, os pesquisadores mais jovens serão estimulados a apresentar seus estudos em mesas redondas, apresentações orais e pôsteres, focalizando os progressos em nossa área de estudo.

Além disso, como usual nos encontros realizados em anos pares, a SBV concederá o prêmio Hélio Gelli Pereira aos melhores trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

Esperamos que o XXI ENV seja um encontro marcante para todos, onde o companheirismo, a confraternização e as trocas de experiências e idéias sejam tão estimulantes quanto o cenário típico da região.

Contamos com a presença de todos em Gramado!


Paulo Michel Roehe

Presidente da SBV