Página Inicial  Contato
 
 


20/02/2019

Conheça o novo site do XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE VIROLOGIA



01/07/2016 - Sobre a suposta relação Microcefalia-Zica-BVDV

Diante da matéria publicada no site do Estado de São Paulo de 01/07/16 que relata investigação de uma possível associação entre o vírus BVDV e casos de microcefalia em crianças no nordeste, na qual foi citado o meu nome e o Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da UFSM, tenho a declarar o seguinte:

1. Não faço parte de nenhum dos grupos de pesquisa envolvidos em tal investigação;

2. Apenas prestamos serviço a um destes grupos, testando amostras clínicas de crianças afetadas e de suas mães, buscando antígenos virais, ácidos nucléicos e anticorpos;

3. Após repetidas, exaustivas e conclusivas análises, o nosso grupo não encontrou NENHUM indicativo da presença do BVDV ou seus produtos no material examinado. Também NÃO DETECTAMOS nenhuma indicação sorológica de que as mães dos bebês afetados tenham tido contato prévio com o vírus. Ou seja, TODOS os resultados foram negativos.

4. As informações atribuídas a mim na matéria foram obtidas por uma repórter do Estadão, que apenas mencionou que gostaria de obter informações sobre o vírus, sem mencionar que essas informações seriam publicadas. De qualquer forma, as afirmações sobre o BVDV feitas por mim são verdadeiras e refletem o conhecimento atual acerca do vírus. Em especial aquela que diz que, até hoje, JAMAIS foram encontrados indícios de infecção humana pelo BVDV.

Sobre a suposta relação entre o BVDV e microcefalia, que alguns pesquisadores estão tentando demonstrar, volto a afirmar que o conhecimento atual não permite quaisquer conclusões, pela absoluta falta de evidências científicas.

Assim, como pesquisador, entendo que quaisquer inferências ou conclusões neste sentido, com base nos resultados obtidos até o presente e diante do impacto que possam causar são, no mínimo, IRRESPONSÁVEIS.

Por outro lado, se essa associação for verdadeira, e devidamente demonstrada cientificamente no futuro, terei a imensa satisfação em reconhecê-la.

Eduardo Furtado Flores, Med.Vet., MSc, PhD
Professor Titular
Setor de Virologia - www.ufsm.br/sv
Departamento de Medicina Veterinária Preventiva
Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria, RS. Brasil
97105-900 - 55-55-32208055



« voltar
 
     
 
www.sbv.org.br créditos