Página Inicial  Contato
 
 


23/10/2018

Edital para Exame de Seleção - Pós-Doutorado PNPD/CAPES



24/03/2015 - Virologia Essencial & Viroses em Culturas Tropicais

O livro: Virologia Essencial & Viroses em Culturas Tropicais foi lançado no Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias, da UFC e contou com a presença de professores, ex-professores e estudantes do Departamento de Fitotecnia, professores do Departamento de Engenharia Agrícola, Diretor das Edições UFC, pesquisadores da Embrapa, membros da Academia Cearense de Ciências, professores do Centro de Ciências da Saúde, técnicos do Centec, técnicos da Adagri, familiares do Prof. Albersio – Esposa Diana, Filho Roberto Caracas (Presidente da BioClone Produtoras de Mudas Clonadas), Filha Natalie e amigos pessoais do Prof. Albersio.

A Dra. Aline Nascimento, co-autora do livro atuou como mestre de cerimônia e proferiu palestra, exaltando as ações de pesquisa e de ensino do editor do livro, Prof. Albersio, ao longo dos anos e sua forte participação na formação de novos cientistas na área de Virologia Vegetal. Destacou, igualmente, a importância das pesquisas para geração de novos conhecimentos nos estudos, caracterização e controle de vírus de relevância para o agronegócio brasileiro, sobretudo, para culturas tropicais.

A seguir, na íntegra as palavras proferidas pela Dra. Aline Nascimentos:

"Lançamento Livro Virologia Essencial e Viroses em culturas Tropicais

É com muita satisfação que gostaria de expressar algumas palavras em meu nome e em nome de todas os bolsistas, funcionários e colaboradores que já estiveram no Laboratório de Virologia Vegetal - LabVV.

Quando fui prestigiada para falar algumas palavras nesta cerimônia, duas preocupações surgiram:

Primeira: falar sobre Prof. Albersio e nossa trajetória cientifica precisaria de algumas horas;

Segunda: Não ter o dom da oratória que tanto admiro no Prof. Albersio.

Mas imediatamente pensei não vou me preocupar com vocábulos, mas irei me preocupar em falar apenas com sinceridade.

José Albersio de Araujo Lima, que nós o identificamos e o definimos como PROFESSOR, onde sua vocação é o magistério e a ciência, e é na academia, com suas nuances, comprometimentos e difusão de idéias que ele tece, no dia a dia, um dos sentidos da sua vida.

Acredito que foi pela mão de DEUS, que todos nós bolsistas e funcionários nos encontramos aqui no LabVV com Prof. Albersio, onde a presença de cada um de nós foi imprescindível, seja pela nossa dedicação, democracia, sabedoria ou inteligência. E como passamos a maior parte do tempo juntos, compartilhamos o que somos, o que sabemos e levamos da nossa convivência diária lições inesquecíveis para nossa vida. E essa base sólida que adquirimos, foi equilibrada, orientada e conduzida com habilidade e maestria pelo prof. Albersio.

Gostaria de citar agora uma frase de Confúcio.

“Conservai sempre o amor ao estudo, e colhereis os resultados”,

Desculpem-me pela audácia, mas vou acrescentar uma palavra a esta célebre frase, para refletir o que vejo na trajetória do Prof. Albersio ao longo destes nossos mais de 10 anos de convivência.

“Conservai sempre o amor ao estudo e a ciência, e colhereis os resultados”.

Ressaltarei agora algumas das atitudes e qualidades inerentes ao Prof. Albersio

Compromisso – desde o primeiro dia que estive no LabVV percebi que o Prof. Albersio sempre cumpria e cobrava datas de entrega de resultados e nunca esquecia uma data marcada, mas não é por ter uma memória boa, é por ter compromisso com tudo o que faz.

Autodisciplina – no ápice da confecção do livro, eu perguntei se daria tempo finalizar na data que o Prof. Albersio havia marcado, e a resposta dada por ele foi que SIM, e isso aconteceu porque ele é dotado de uma autodisciplina onde se submete as suas próprias regras com total dedicação.

Organização - vejo no Prof. Albersio a pessoa mais organizada e que sempre estabeleceu prioridades.

Amizade – capaz de se envolver com nossos problemas como se fossem dele próprio e sentir na pele nossas decepções e alegrias, isso é uma bela lição de amizade.

E compilando essas características e atitudes, vou usar uma palavra muito utilizada pelos anglos saxões que define muito bem o Prof. Albersio. Ele é um Leadership, e eu o denomino assim porque o leadership tem a qualidade de saber o que é certo, de escolher o caminho correto, de saber como guiar as pessoas pelo caminho adequado e conduzir cada um ao seu melhor caminho, e que dedica sua vida na preparação de seus discípulos, tornado-se um caçador de talentos.

Não é possível falar de todas essas qualidades e não mencionar a admirável bibliografia que o Prof. Albersio construiu. Sua produção cientifica é fértil, composta por livros publicados e organizados, dezenas de artigos publicados em revistas, apresentados e publicados em anais de congresso, conferencia em eventos de grande importância. Seu domínio da língua inglesa, é bom salientar, é instrumento indispensável em seus estudos, ampliando sua produção para além das fronteiras, com inúmeros trabalhos publicados no exterior devido sua intensa participação também em jornada internacionais.

Então o coroamento destas características e atitudes que refletem o sucesso e o brilhantismo de sua trajetória e os valores inerentes a ela, a publicação do livro: “Virologia Essencial & Viroses em Culturas Tropicais”, agora lançado, é obrigatória.

DEUS o abençoe, Prof., Nosso mestre.

Ao nosso PROFESSOR todos os louros e todas as palmas.

Muito obrigada."
Aline


Em seguida, o Prof. Albersio fez referência aos aspectos da sua vida acadêmica que o levaram a tomar a decisão em organizar um livro sobre o essencial da Virologia Vegetal ilustrado com detalhes sobre sintomatologia, distribuição geográfica, etiologia, forma de sobrevivência e disseminação dos vírus e estratégias de controle para as principais viroses de culturas tropicais que ocorrem no Brasil. Destacou, por oportuno, que Virologia Essencial & Viroses em Culturas Tropicais, representava o primeiro livro com aquela complexidade escrito na língua portuguesa, em todo o mundo científico. Enfatizou, também, que o capitulo sobre controle foi fundamentado no princípio da Revolução Verde defendida pelo doutor Norman Borlaug, visando contribuir para amenizar o problema de escassez de alimento do povo nordestino. Destacou, ainda que embora fitopatologista, o doutor Norman Borlaug foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz, em 1970, em razão da repercussão da sua pesquisa com o problema da fome em países menos desenvolvidos. Destacou, por fim, que muitas das informações contidas o livro foram frutos de atividades de pesquisa no Laboratório, sobretudo aquelas desenvolvidas por estudantes de mestrado, doutorado e bolsistas de pós-doutorado. Afirmou, ainda, que as informações técnicas e científicas apresentadas neste livro foram organizadas para atender a estudantes de virologia vegetal, fitopatologia, agronomia e microbiologia que não possuem conhecimentos básicos de virologia geral e de vírus de planta, em particular e, que para estender o interesse pelo livro aos produtores do agronegócio brasileiro, foram incluídos na Parte II, detalhes sobre viroses de importância para culturas tropicais de relevância.

 

Fonte: http://comunicacaofortaleza.com/



« voltar
 
     
 
www.sbv.org.br créditos